Share Value
en

SGPI - Sistema de Gestao de Performance Integrado

 

O SGPI constitui a plataforma que suporta de forma integrada o Ciclo Anual de Gestão da Administração Pública, que engloba o SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública), o Plano/Relatório de Atividades e os Meios (financeiros, materiais e humanos), que com o SGPI se encontram devidamente articulados e monitorizados.

Cumprindo na íntegra a legislação em vigor para os instrumentos do Ciclo de Gestão referidos, suporta as mais avançadas metodologias de gestão (nomeadamente o Balanced Scorecard), permitindo que a cada nível da Organização haja uma integração efetiva dos instrumentos, a monitorização permanente dos resultados e o total alinhamento das Unidades Organizacionais e das Pessoas ao nível de objetivos, atividades e meios.

O SGPI conta com dezenas de instalações, divididas pela Administração Pública Central, Administração Pública Local e pela Administração Central, com versões adaptadas e otimizadas para cada uma destas realidades.
 

Em tempo de crise e escassez de recursos, torna-se imperativo que a Gestão recorra a melhores práticas, que potenciem maior eficácia, eficiência e qualidade, de facto. Ao garantir a integração dos elementos do ciclo anual de Gestão, garantindo a sua adequada articulação (Objetivos e indicadores com as atividades que os suportam e destas com os meios financeiros, materiais e humanos), por cada Unidade Organizacional de forma alinhada na Organização, as entidades estão a garantir que todos os seus dirigentes e trabalhadores estão a trabalhar sincronizadamente, garantindo pela monitorização regular corrigir quaisquer desvios em tempo oportuno. Articular o Sistema de Gestão Integrado do Ciclo anual com a avaliação de desempenho, é garantir maior objectividade, transparência e justiça na avaliação, recompensando o mérito e obtendo globalmente mais e melhor empenhamento de todos os colaboradores.

 

Mais de 20 Municípios, outras tantas entidades da Administração Central e agora das Regiões Autónomas têm vindo a apostar neste modelo avançado de Gestão, que cumpre criteriosamente a lei e os mecanismos definidos, mas aplicando as melhores práticas de Gestão. Mais do que um produto, o SGPI contempla a formação (fortemente testada e otimizada), a consultoria (baseada nas melhores práticas e no pragmatismo), os modelos in-site ou ASP e uma rede e parceiros comerciais e de Consultoria que garantem para qualquer Região do Continente e Ilhas um apoio local adequado.
 
Mais do que um Produto o SGPI é a base de um novo modelo de gestão, colocado a funcionar com o envolvimento total da Organização, para perdurar numa perspetiva de Melhoria Contínua.