Share Value
en

Verticalização do SGPI no Setor das Águas (ERSAR)

 

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) definiu um conjunto de indicadores para avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, baseado numa adaptação dos indicadores do IWA (International Water Association). Foi construída uma folha de cálculo que deve ser preenchida e enviada anualmente para a ERSAR, pelas Entidades Gestoras de Água.
 

O Problema:


• As Entidades Gestoras de Água, têm um trabalho descomunal de recolha de dados para preencherem o que lhes é solicitado, mas não chegam a tirar partido dessa informação.
• Os indicadores da Folha de Cálculo são preenchidos por inúmeras pessoas e muitas vezes existem inúmeras folhas de suporte, para conseguirem todos os dados necessários.


Assim, não existe integração dos indicadores no Processo de Negócio, nem integração automática de dados, nem uma forma segura e eficiente de obter a informação.
Fomos desafiados pelo SMSBVC, onde tínhamos um Balanced Scorecard compatível com o SIADAP implementado, a suportar aplicacionalmente os indicadores da ERSAR e resolver as questões enunciadas.
 

Desenvolvemos com base no produto SGPI (Sistema de Gestão de Performance Integrado), um Portfolio que designámos ERSAR, que suporta aplicacionalmente todos os indicadores definidos por esta entidade. A aplicação possibilita a integração dos indicadores, com o processo de gestão por um lado e com as aplicações de back-office da organização, para carregamento automático dos indicadores.
 


 

Salientamos a possibilidade de definir por indicador um conjunto de parâmetros, nomeadamente o período de monitorização pretendido (ex: mensal, trimestral,…) e de associar estes a objetivos organizacionais definidos para as Unidades Organizacionais. Pode ainda existir integração com o Plano de Ação/Atividades e com os meios humanos materiais e financeiros.
 



 

O Projeto está já em produtivo no SMSBVC e vai estar em breve noutras entidades, havendo já Projetos a decorrer.

Este projeto teve especial relevância no prémio que foi entregue SMSBVC. Veja aqui os detalhes.


Acreditamos que este pode ser um bom modelo de Governance, para um ciclo anual de gestão, para as Vossas iniciativas internacionais.